pregnant

2/25/2008

Aviso aos navegantes

Para não criar disse me disse no trabalho resolvi facilitar e avisar aos meus colegas de trabalho (aê Sílvio) que estou nesse estado interessante.

Pensei em contar na reunião semanal do time, mas achei que ia fica meio sem graça. Então resolvi criar um cartãozinho para cada um. Amanha chego mais cedo e deixo na mesa de cada um, assim cada um tem tempo de digerir e pensar numa frase bonita pra me dizer.

Tradução do recadinho, em português nao rima mas em Alemão fica engracadinho:


“Quero dividir com você minha alegria.
Ele é agora tão pequeno como uma “Gummibärchen*”
E enche meu coração de amor
Em setembro é a hora. Eu serei Mãe”

*Ler post anterior

2/21/2008

Kit Mãe


Hoje fui na ginecologista fazer o primeiro exame pré-natal para receber a minha caderneta da mamãe. Para minha grata surpresa só engordei 300 gramas da 5ª semana para hoje (início da 10ª semana). O exame consiste na pesagem, análise da urina, flora e PH vaginal e dos exames de sangue, que foram enviados para o laboratório. A caderneta ficará pronta na próxima semana e a partir de então devo sempre tê-la comigo para casos de emergência. A princípio tudo parece estar bem. No ultra som já da pra reconhecer que ao crânio está se desenvolvendo simetricamente e o feto já tem as formas humanas, segundo minha médica já não é mais uma massa sem forma e parece um “Gummibärchen mensch” (homen de jujuba de ursinho).

Pra quem não conhece o Gummibärchen é a bala de goma mais difundida na Alemanha e tem a forma de ursinho, é um pouco como a nossa jujuba. O bebê está agora medindo 3 cm e pesa por volta de 5 gramas. Pude ouvir o coração batendo e ver o bebê se mexendo.

A próxima consulta será em 4 semanas e o Steffen irá comigo. É nessa consulta que da pra ver com definição todo o feto e onde faremos o primeiro exame de detecção da síndrome de Down chamado Pré Screening, esse exame dirá qual a probabilidade existe de um defeito cromossomial utilizando a medida das dobras da nuca do bebê e um exame sanguíneo meu. Se as chances forem baixas não é necessário fazer a aminocentese já que esse exame é invasivo e tem 1% de chance de acarretar um aborto.

Depois da consulta recebi o que chamam de Kit mamãe. E uma sacola contendo revistas, guias de clinicas e hospitais com atendimento obstétrico, guia da gravidez além claro vários matérias de propaganda. Achei muito interessante.

2/04/2008

Agora eu já posso te ver, a segunda foto.

Hoje fui novamente na GO. Finalmente pude ficar mais tranqüila e saber que existe mesmo um novo ser dentro de mim. Ele ainda é bem pequenino (por volta de 8mm) mas o coração bate forte. Devo ter errado nas contas de novo, pois deveria estar no início da sétima semana e a GO disse que pelo tamanho já estou quase entrando na oitava. A previsão que era pra 28 de setembro mudou para 22 ou 23 de setembro. Acho que não posso mas dizer que sou engenheira depois desses erros de cálculos.

Viva colônia

Neste final de semana recebemos a visita da Oma(Vovó) Helga. Ela chegou na quinta feira a noite e como era de se esperar ficou um pouco atordoada, já que não costuma viajar sozinha e pra um lugar que ela nunca esteve. Foi uma aventura.

Na sexta feira o Steffen a levou pra passear pela cidade, apesar da chuva ela achou Frankfurt muito bonita. Eles foram até Oberursel onde ele a levou para ver onde ele trabalha e ela aproveitou pra dar um up no visual. Chegou em casa parecendo uma menina de tão feliz. A noite fomos jantar e quando voltamos eu já estava impaciente com o Steffen, afinal ele tinha dito que ia dar a notícia na sexta a noite. Eu já começava a acreditar que ele não ia ter coragem de contar.

No sábado pela manhã partimos em direção a Colônia para ver o carnaval Alemão. No caminho meus hormônios entraram em ação e não consegui segurar as lágrimas, finalmente ele teve coragem e contou a novidade.

Ela ficou pasma, e até o domingo acho que a ficha não tinha caído. Ela não deu pulos de alegria, mas pelo menos não teve uma reação antipática. Acho que ela precisa de um tempo pra se acostumar com a idéia.

Em Colônia não estava muito cheio, mas nos divertimos bastante. O Carnaval é bem diferente do brasileiro, as fantasias são mais elaboradas porque o frio é de lascar, e as músicas são muito diferentes do samba e do axé.

No domingo ele também contou pro Opa(Vovô) Dieter a novidade e a reação me parece ter sido a mesma. Só a Tante(tia) Suzanne parece que ficou muito feliz. Ela até escreveu um sms dando os parabéns.