pregnant

2/21/2008

Kit Mãe


Hoje fui na ginecologista fazer o primeiro exame pré-natal para receber a minha caderneta da mamãe. Para minha grata surpresa só engordei 300 gramas da 5ª semana para hoje (início da 10ª semana). O exame consiste na pesagem, análise da urina, flora e PH vaginal e dos exames de sangue, que foram enviados para o laboratório. A caderneta ficará pronta na próxima semana e a partir de então devo sempre tê-la comigo para casos de emergência. A princípio tudo parece estar bem. No ultra som já da pra reconhecer que ao crânio está se desenvolvendo simetricamente e o feto já tem as formas humanas, segundo minha médica já não é mais uma massa sem forma e parece um “Gummibärchen mensch” (homen de jujuba de ursinho).

Pra quem não conhece o Gummibärchen é a bala de goma mais difundida na Alemanha e tem a forma de ursinho, é um pouco como a nossa jujuba. O bebê está agora medindo 3 cm e pesa por volta de 5 gramas. Pude ouvir o coração batendo e ver o bebê se mexendo.

A próxima consulta será em 4 semanas e o Steffen irá comigo. É nessa consulta que da pra ver com definição todo o feto e onde faremos o primeiro exame de detecção da síndrome de Down chamado Pré Screening, esse exame dirá qual a probabilidade existe de um defeito cromossomial utilizando a medida das dobras da nuca do bebê e um exame sanguíneo meu. Se as chances forem baixas não é necessário fazer a aminocentese já que esse exame é invasivo e tem 1% de chance de acarretar um aborto.

Depois da consulta recebi o que chamam de Kit mamãe. E uma sacola contendo revistas, guias de clinicas e hospitais com atendimento obstétrico, guia da gravidez além claro vários matérias de propaganda. Achei muito interessante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Robertinha.
Receber o Kit mamãe foi muito bom.
Interessante e muito valioso para
as mamães de primeira viagem como
vc. Guarde com carinho esse Kit,é
útil e tbm uma linda lembrança de
um momento lindo, em sua vida.
E a ultra no orkut, foi demais.
Estou longe,mas visitando vcs no
blog, diariamnete.
Já estou preparando sua "ursinha",
lembra dela ?
Vai ficar esperando a chegada do
novo ou nova companheira.
Fiquem com Deus ! Abraços no papai.
Bjs.